English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

BIOGRAFIA - 1954 - 1956

1954
Sam Philips queria gravar a música "Without You" com um cantor negro que ele não conseguiu encontrar na época. A secretária Marion sugeriu o garoto de costeletas. Era novamente uma tarde de Sábado. Ela ainda estava com o aparelho de telefone no ouvido, esperando chamarem Elvis, quando o próprio entrou como um louco no estúdio, completamente sem fôlego.
Sam Philips fez Elvis ouvir atentamente a balada, mas desanimou quando ele tentou cantá-la. Philips sugeriu outras canções. Três horas se passaram, o suficiente para que Sam observasse algo no rapaz que realmente o fascinava, sem saber o que era.
Elvis pediu ajuda a Sam Philips dizendo estar procurando um conjunto para acompanhá-lo. Sam Philips sugeriu Winfield Scott Moore. O guitarrista Scotty se apresentava há algum tempo na área de Memphis, com o baixista Bill Black e o cantor Johnny Burnette.
Antes de falecer tragicamente Burnette deixou sucessos como "Dreamin"" "You"re sixteen"e outro que o próprio Elvis gravaria nos anos 70 "The fool".

A mãe de Elvis foi buscá-lo no cinema quando Scotty ligou e na tarde seguinte Elvis apareceu na casa de Scotty. O guitarrista estranhou quando viu o rapaz de camisa rosa bem folgada, sapatos brancos com uma velha guitarra nas mãos. Bill Black passou para dar uma olhada no cara. Sam Philips incentivou outros encontros entre eles. Elvis até cantou com os Wranglers (nome do grupo).
No verão Elvis, Scotty e Bill Black estavam no estúdio da Sun quando Elvis começou cantar "That"s all right mama" num intervalo entre canções.
Sam finalmente encontrara o que vinha procurando. Para o lado B do disco gravaram "Blue Moon of Kentucky"

Os rapazes estavam com medo de serem expulsos da cidade com o disco uma vez que ninguém aceitaria uma mistura melódica branca com negra. Na semana seguinte o disc-jockey Dewey Philips (nenhum parentesco com Sam) tocou o disco no seu programa Red Hot and Blue. O telefone da emissora não parou de tocar. Elvis não teve coragem de ouvir ao programa e foi ao cinema (Suzore 2).
Pelo número incrível de telefonemas o disc-jockey queria entrevistar o rapaz no ar naquela noite mesmo. Sam Philips providenciou o telefonema e Galdys foi buscar Elvis no cinema. Elvis estava assustado pois nunca tinha dado uma entrevista antes mas foi acalmado pelo disc-jockey dizendo que era "só
não falar nada sujo". O bate papo informal prosseguiu quando Dewey disse Muito obrigado. Elvis encabulado perguntou se ele não iria entrevistá-lo. Dewey disse que já
o tinha feito durante a conversa. Tudo o que conversaram tinha ido ao ar.
A simples menção de que o cantor se graduara na Humes High escalreceu o público. Aquela escola não admitia alunos de cor.
Na Segunda feira Elvis voltou ao trabalho na Crown enquanto Sam mandava prensar 5 mil cópias do novo disco. Depois reuniu o grupo para gravar mais. Elvis improvisava tudo, nunca ensaiava naquela época.
O primeiro disco comercial de Elvis, "That"s all right"/ "Blue moon of Kentucky", chegou nas lojas no dia 19 de Julho. Muitos disc-jockeys nem escutavam os discos promocionais já que se recusavam a ouvir música branca misturada com música negra. Mesmo assim, o disco chegou ao terceiro posto no mercado C&W de Memphis, aparecendo timidamente nas listas de Nashville e New Orleans.
Elvis cantou com os Wranglers até que o grupo se separou e o trio criado por Sam Philips se consolidou. Em Setembro os rapazes gravam mais canções na Sun.
Ele cantava no Eagle"s Nest com frequência e fez duas apresentações no Overton Park Shell de Memphis. Se apresentou no Grand ole Opry no dia 25 de Setembro, onde foi criticado por sua "música ser negra" e no Lousiana Hayride em Outubro. Ambos shows eram transmitidos ao vivo, pelo rádio, nas noites de Sábado. Após a primeira apresentação, Elvis conseguiu um contrato no Hayride que, era mais receptivo aos novos talentos do que o Opry. Ele até participou de um dos jingles comerciais do show para uma companhia de produtos alimentícios.
Em Outubro a Sun lançou "Good Rocking Tonight"/"I don"t care if then sun don"t shine" no lado B.
Elvis ficaria muito conhecido no sudoeste do Arkansas, norte da Louisiana e leste do Texas, área alcançada pelo Hayride chamada Ark-La-tex. Por lá ele foi chamado de Hillbilly Cat ou Rei do Western Bop. Quando em Shreveport o trio era reforçado pela bateria de D.J. Fontana.

Elvis deixa a Crown Eletric.
Seu primeiro fã-clube foi organizado em Dallas, Texas devido a sua imensa popularidade naquela área.
Elvis e seu grupo não estavam ganhando muito dinheiro, viajavam longas distâncias para os shows no carro de Scotty, que servia como empresário de Elvis também. O Coronel Parker, que estava de olho no garoto de costeletas, se encontra com Elvis e sugere que ele deixe a Sun Records mas nada mais foi discutido por razões óbvias.


1955


Bob Neal passou a ser empresário de Elvis e o grupo passou a ser chamado Blue Moon Boys. Com o programa radiofônico de Neal as apresentações se tornaram mais freqüentes. Com o aumento no número de fãs de Elvis Neal foi obrigado a aumentar o cachê dele. O contrato do Hayride foi prolongado para 18 meses. O salário de Bill e Scotty foram diminuídos. O grupo viajava constantemente em um Lincoln de segunda mão, cujo banco traseiro servia de cama.
Seu terceiro disco "Milk cow blues boggie"/"You"re heratbreaker" foi lançado em Janeiro.
O Coronel Parker continuava de olho em Elvis, desta vez oferecendo "ajuda" a Bob Neal, com uma turnê de 10 dias onde o Coronel "aceitaria" Elvis no roteiro dos shows de Hank Snow, quem o Coronel empresariava na época.
No último show da turnê o Coronel conversou com os pais de Elvis, que estavam lá pra ver a performance do filho.

Gravações e shows continuavam. O Lincoln 51 foi destruído em uma das viagens, quando Bill entrou debaixo de um caminhão no Arkansas. Bob Neal emprestou dinheiro para que Elvis comprasse um Cadilac usado mas este pegou fogo também nas estradas do Arkansas. Elvis comprou outro Cadilac com o dinheiro do seguro, pintando-o de rosa e preto, além de um Ford rosa e branco para seus pais. Red West sempre dirigia pois gostava de acompanhar o grupo e conhecer as cidades.
Os pais de Elvis foram assistir seu show mais uma vez em Jacksonville FL (no Gator Bowl) em Maio. Após sua apresentação Elvis brinca com a platéia (14 mil pessoas) que verá as garotas nos bastidores. Em seguida milhares de garotas invadiram o palco tentando chegar perto dele e inclusive arrancando um de seus sapatos. Seu Cadilac foi riscado com nomes femininos.
No mesmo mês a Sun lançou "I"m left, you"re right, she"s gone"/"Baby Let"s play house". O lado B alcançou número 77 na Billboard além de classificação bom na Cash Box.

Com tantos shows o cachê de Elvis aumentava e assim ele pôde comprar uma pequena casa para a família na Lamar Avenue, além de pedir para seu pai (38 anos) que parasse de trabalhar.
Adquiriu o tão famoso Cadilac Rosa novo (Cadilacs eram marca de sucesso entre os astros country bem sucedidos na época).
Após o show do dias 26 de Junho em Biloxi Elvis iniciou um roma
nce com June Juanico, uma garota da cidade.
Sam Philipps começou a oferecer Elvis para as grandes gravadoras (Decca, Dot Records) e passou a receber ofertas da Mercury, Columbia e a Atlantic que ofereceu o maior valor 25 mil dólares.
O Coronel entrou em contato com Arnol Shaw que por sua vez convenceu Bill Randle (um dos mais cotados disc-jockeys de NY) a promover o cantor sulista. Em seguida as gravadoras de NY começaram a procurar o Coronel como se ele fosse empresário de Elvis.
Em Agosto a Sun lançou o quinto disco de Elvis "I forgot to remember to forget" com "Mystery train"
Bob Neal passa a ser consultor deixando de ser empresário de Elvis no contrato assinado no dia 15 de Agosto. De um lado: Elvis, seus pais e Bob Neal e de outro o Coronel e Hank Snow Atractions. Hank Snow tinha interesses em Elvis e o modo como foi colocado de lado pelo Coronel é um mistério até os dias de hoje.

Logo em seguida RCA oferece à Sun 35 mil dólares por Elvis mais 5 mil como prêmio ao cantor, garantindo direitos exclusivos sobre todo material elvístico da Sun, incluindo gravações lançadas ou não. Anos mais tardes foi revelado que a RCA deu apenas 25 mil, Hill & Range arcou com 15 mil e os 5 mil que Elvis recebeu foi simplesmente o que a Sun lhe devia pelos discos vendidos. O Acordo foi assinado em Nashville no dia 20 de Novembro.
A Hill & Range articulava abrir editoras musicais independentes para artistas famosos obtendo assim lucro tanto com os direitos autorais como com as gravações. Foi assim que se estruturou a Elvis Presley Music (BMI) e a Gladys Music (ASCAP).
O ano termina com muitos shows em várias cidades (ver on stage lista dos shows).

1956
No dia 5 de Janeiro Elvis viaja para Nashville, acompanhado por Scotty, Bill e Fontana para iniciar suas gravações na RCA.
O primeiro LP de Elvis na RCA foi chamado Elvis Presley.
Além das gravações na RCA Elvis ainda tinha compromisso com os shows em diferentes cidades, incluindo viagens à NY para programas de TV. Além de Red West, Elvis passou a levar seus primos com ele nas viagens, Gene e Junior Smith.
Sua primeira aparição na TV foi no Stage Show, produzido por Jackie Gleason (Honeymooners) e apresentado por Jimmy and Tommy Dorsey (Big band leaders). O programa entrava no ar aos Sábados, 8 da noite. Elvis e o Coronel foram para NY no dia 23 de Janeiro e se hospedaram no Warwick Hotel, na rua 52.
Scotty Bill e DJ chegaram em NY no dia 27. Eles ensaiaram na manhã do Sábado (no Nola Studios). Estava chovendo na noite do show e o, até então, desconhecido (a nível nacional) Elvis não atraiu uma grande audiência. Para esta apresentação eles alugaram instrumentos em NY já que Red e Gene estavam transportando os instrumentos da banda para a próxima cidade onde eles iam se apresentar logo em seguida (em um trailer rosa que Vernon construiu só para isso). Elvis se apresentou 6 vezes no Stage Show, a última sendo no dia 24 de Março de 1956. Elvis recebeu 1.250,00 dólares por cada um dos 4 shows e 1.500 dólares pelos dois últimos.
As demais apresentações na TV (ver Filmografia - programas de TV) aconteceram todas no ano de 1956 (MILTON BERLE SHOW/ STEVE ALLEN SHOW/ ED SULLIVAN). sendo que a última apresentação de Elvis no Ed Sullivan aconteceu em Janeiro de 1957.
Com as aparições na TV a controvérsia ao redor de Elvis se tornou ainda maior e os fãs começaram a colecionar tudo relacionado a ele
Ele fez um teste de interpretação para a Paramount com o ator Frank Faylen numa tomada do "The Rainmaker" (filme estrelado por Burt Lancaster e Katherine Hepburn)
Elvis comprou por 40 mil dólares outra residência (verde e branca) no número 1034 da Audubon Drive, perto do Audubon Park, uma das melhores zonas residenciais da cidade.
Após 18 meses de namoro com Dixie Locke a imprensa fez publicidade em torno de outra garota chamada Barbara Hern.
Em Agosto o Coronel começou a comercializar e explorar quase duas centenas de produtos trazendo Elvis, em uma associação com a Special Products, INC de Beverly Hills. Em 6 meses foram arrecadados 26 milhões de dólares (50% para o Coronel e 11% para Elvis).
A RCA lançou dois tipos de eletrola portátil, as Victrolas, com autógrafo de Elvis impresso nelas.

No final de Agosto Elvis vai para Hollywood com seu primo Gene e alguns amigos, para iniciar o que seria uma longa carreira cinematográfica. O contrato inicial previa três produções apenas onde Elvis ganharia 100 mil na primeira, 150 mil na segunda e 200 mil na terceira. Assim a primeira produção se iniciaria na 20th Century Fox. (ver detalhes em Filmografia).
Elvis e sua turma se hospedou no Hotel Knickerbocker, no Hollywood Boulevard. Na website do Hotel se encontra a informação de que ela se hospedou no quarto 1016.
 
Knickerbocker
Entretanto, por causa dos fãs precisaram mudar para o Beverly Wilshire, hotel em Beverly Hills. Mesmo sendo transferido mais uma vez para um apartamento no decorrer das filmagens Elvis se hospedou no Wilshire por vários anos até adquirir sua primeira casa em Hollywood (ele morou em diferentes casas com o decorrer dos anos).
Wilshire hoje
A RCA lança o segundo LP de Elvis, intitulado Elvis.
No dia 18 de Outubro Elvis foi agredido verbalmente pelo gerente (Edd Hopper) de um posto de gasolina onde ele parou, pois sua presença atraiu muitos fãs ao local. Elvis revidou com um soco e atingiu também o frentista (Aubrey Brown). Os três foram parar na Justiça no dia 19 mas Elvis foi absolvido após testemunhas confirmarem legítima defesa.
No dia 15 de Novembro Love Me Tender foi lançado.
No início de Dezembro Elvis voltou a Memphis e no dia 4 saiu com Marilyn Evans
indo até a Sun Records para visitar Sam Philipps. Encontraram Carl perkins e Jerry Lee Lewis. Logo em seguida surge Johnny Cash. Foi assim que aconteceu a Jam Session lançada mais tarde como "O quarteto de um milhão de dólares". As músicas cantadas eram gospel em sua maioria.
Quando Elvis foi pra Shreveport para seu último show no Lousiana, Hall Kanter, diretor de seu próximo filme, o acompanhou para observar o cantor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário